52% das instituições de educação
básica
usam celular em atividades escolares,
aponta estudo da Cetic
O
celular, antes tão mal visto no ambiente escolar, vai ocupando cada vez
mais espaço na sala de aula: em 2016,
52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos. É o que
aponta a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias
da Informação e da Comunicação (Cetic), divulgado nesta quinta-feira (3).
O
estudo mostra dados sobre utilização da internet e de celulares em sala de
aula, em escolas públicas e particulares em áreas urbanas de todo o país. Foram
coletados dados de 1.106 escolas, em turmas de 5º e 9º ano do ensino
fundamental e do 2º ano do ensino médio. Participaram das entrevistas 935
diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de diversas
disciplinas e 11.069 estudantes. A pesquisa aconteceu entre agosto e dezembro
de 2016.
A
popularização dos aparelhos pode ter relação com essa nova realidade. Dos
estudantes que têm acesso à internet, 77% usam a rede por meio do celular. O
segundo aparelho mais utilizado, o computador de mesa, tem apenas 9% de
participação nesta estatística. O acesso dos professores à tecnologia aumentou
ao longo dos anos: em 2011, apenas 15% deles possuíam um smartphone. Em 2016, o
número atingiu os 91%.
Os
maiores usuários de smartphones, entre os alunos que usam a internet, são os
adolescentes: do total de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 33% dizem
usar os aparelhos na escola, contra 49% dos alunos do 2° ano do ensino médio.
Entre as crianças, a utilização é menor: apenas 7% dos estudantes do 5º ano do
ensino fundamental usam a tecnologia na escola.
Estes
números quase se invertem quando se trata do uso do smartphone por parte dos
professores em atividades escolares. Em 2016, 61% dos professores declararam
que utilizam a tecnologia para lecionar nas turmas de 5º ano, contra 42% e 41%
dos docentes de 8º e 2º ano, respectivamente. A utilização é maior nas escolas
particulares que nas públicas: são 61% de usuários contra 46%.
m
2015, 87% das escolas declararam ter acesso à rede sem fio. O número aumentou
para 92% no ano seguinte. No entanto, nos dois períodos, apenas 10% delas
declararam ter uso livre para todos. No último ano, 21% das instituições
informaram que o uso é restrito, com senha disponível para os alunos, enquanto
61% não liberam o acesso para os estudantes.
Comentário:
Atualmente a grande parte da
população tem um smartphone com fácil acesso a internet. Podemos dizer que
todas as pessoas têm literalmente o mundo em suas mãos.
Através da internet, fica muito mais
fácil buscar informações que são necessárias para o rendimento da aula e é,
principalmente, o fato de que a pesquisa pelo smartphone é instantânea, que
torna a aula mais dinâmica.
Acho muito interessante essa
integração que tem sido cada vez mais feita nas escolas, pois além de comunicar
cada vez mais os jovens e as crianças com o mundo atual, é um método muito
legal de aprender.
O maior medo dos professores é que
esse momento com o telefone leve os alunos a pesquisarem outras coisas e isso
os distraia, mas acredito que esse momento precisa ser guiado pelo professor.
Assim, não acontecerá esse tipo de situação.