sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Educação-3º bimestre



52% das instituições de educação 

básica 

usam celular em atividades escolares, 

aponta estudo da Cetic



O celular, antes tão mal visto no ambiente escolar, vai ocupando cada vez mais  espaço na sala de aula: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos. É o que aponta a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), divulgado nesta quinta-feira (3).
O estudo mostra dados sobre utilização da internet e de celulares em sala de aula, em escolas públicas e particulares em áreas urbanas de todo o país. Foram coletados dados de 1.106 escolas, em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio. Participaram das entrevistas 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores de diversas disciplinas e 11.069 estudantes. A pesquisa aconteceu entre agosto e dezembro de 2016.
A popularização dos aparelhos pode ter relação com essa nova realidade. Dos estudantes que têm acesso à internet, 77% usam a rede por meio do celular. O segundo aparelho mais utilizado, o computador de mesa, tem apenas 9% de participação nesta estatística. O acesso dos professores à tecnologia aumentou ao longo dos anos: em 2011, apenas 15% deles possuíam um smartphone. Em 2016, o número atingiu os 91%.
Os maiores usuários de smartphones, entre os alunos que usam a internet, são os adolescentes: do total de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 33% dizem usar os aparelhos na escola, contra 49% dos alunos do 2° ano do ensino médio. Entre as crianças, a utilização é menor: apenas 7% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental usam a tecnologia na escola.
Estes números quase se invertem quando se trata do uso do smartphone por parte dos professores em atividades escolares. Em 2016, 61% dos professores declararam que utilizam a tecnologia para lecionar nas turmas de 5º ano, contra 42% e 41% dos docentes de 8º e 2º ano, respectivamente. A utilização é maior nas escolas particulares que nas públicas: são 61% de usuários contra 46%.
m 2015, 87% das escolas declararam ter acesso à rede sem fio. O número aumentou para 92% no ano seguinte. No entanto, nos dois períodos, apenas 10% delas declararam ter uso livre para todos. No último ano, 21% das instituições informaram que o uso é restrito, com senha disponível para os alunos, enquanto 61% não liberam o acesso para os estudantes.


Comentário:

Atualmente a grande parte da população tem um smartphone com fácil acesso a internet. Podemos dizer que todas as pessoas têm literalmente o mundo em suas mãos.
Através da internet, fica muito mais fácil buscar informações que são necessárias para o rendimento da aula e é, principalmente, o fato de que a pesquisa pelo smartphone é instantânea, que torna a aula mais dinâmica.
Acho muito interessante essa integração que tem sido cada vez mais feita nas escolas, pois além de comunicar cada vez mais os jovens e as crianças com o mundo atual, é um método muito legal de aprender.
O maior medo dos professores é que esse momento com o telefone leve os alunos a pesquisarem outras coisas e isso os distraia, mas acredito que esse momento precisa ser guiado pelo professor. Assim, não acontecerá esse tipo de situação.