quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Educação-3º bimestre


Franceses voltam às aulas com ditados diários e proibição de celulares nas escolas
Essa segunda-feira (3) marca o início do ano letivo na França, após dois meses de férias de verão no hemisfério norte. Uma das mudanças nessa volta às aulas é a proibição do uso de telefones celulares pelos alunos dentro das escolas. Essa é apenas uma das reformas impostas pelo ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer.
A nova lei, votada em julho pelo Parlamento, proíbe o uso pelos alunos de celulares e todo tipo de objeto conectado à internet, como tabletes e relógios. Algumas exceções são previstas para estudantes com deficiência física ou para “uso pedagógico”. Mas esses casos serão decididos individualmente pelas diretorias dos estabelecimentos.
Desde 2010 um texto do ministério francês da Educação já indicava que o uso de celulares durante as aulas era proibido. No entanto, ainda não havia uma lei para enquadrar a prática.
Porém, apesar da legislação em vigor a partir desta segunda-feira, cada escola será livre para escolher o método usado para banir os aparelhos. Os diretores podem instalar armários para que os telefones sejam depositados na entrada ou apenas impor que os celulares sejam desligados. Em algumas escolas, os professores são autorizados a confiscar os aparelhos.
Segundo um estudo recente, oito em cada dez adolescentes entre 13 e 19 anos têm um smartphone na França.

Ditado para todos e classes menores em zonas desfavorecidas

Outra novidade nessa volta às aulas é a divisão das classes nas zonas mais desfavorecidas, conhecidas na França como ZEP (Zona de Educação Prioritária). A partir de agora, as salas de aula serão separadas em grupos menores, com 15 alunos no lugar dos cerca de 30 habituais. O objetivo é, com um número reduzido, acompanhar melhor aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.
O governo também decidiu aumentar o número de avaliações de matemática e francês, com dois testes anuais nas diferentes etapas do percurso escolar. A ideia é evitar casos, como vários registrados atualmente, de alunos que chegam no final do ensino médio com lacunas importantes de conhecimentos.
Outra mudança que visa corrigir as dificuldades de escrita das crianças é a implementação de ditados diários para os alunos menores. Como o francês é uma língua repleta de particularidades (como consoantes e vogais que se repetem e acentos que podem mudar o gênero do sujeitou ou até o sentido das frases), os exercícios de escrita estão entre os mais temidos pelos estudantes. Além disso, mesmo se o governo não diz abertamente, os exercícios de escrita visa ajudar os alunos filhos de imigrantes, que nem sempre falam francês dentro de casa. 

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/09/03/franceses-voltam-as-aulas-com-ditados-diarios-e-proibicao-de-celulares-nas-escolas.ghtml
Comentário:
Eu vejo aparelhos celulares como meios mais rápidos e simples de fazer uma pesquisa, estudar, se entreter, etc. Também acho que os aparelhos deveriam ser usados normalmente em salas de aulas para ter outras fontes de estudos, imagens e áudios, porém, o celular não é usado de maneira adequada pelos alunos, que estão sempre mexendo nele , jogando, vendo séries e outras coisas para diversão. Com isso, acabamos perdendo o direito do uso, pois atrapalha imensamente o professor e desvia a atenção do aluno, e obviamente as escolas não querem isso. Então acho correta a total fiscalização dos professores sobre o uso de celular em sala de aula, mas acho que não seria necessária, a total suspensão, muito menos confiscar.
Não tem jeito, o celular, assim como outras tecnologias chegaram para ficar, precisamos criar novas regras de uso, novos caminhos para que sejam mais um tipo de ferramenta para nosso dia a dia.