Campanha incentiva brasileiros a conhecer museus do
País
Que tal aproveitar as férias
escolares e visitar o museu mais próximo? Essa é uma das propostas da campanha
#EuAmoMuseus, que começou essa semana. Lançada pelo Instituto Brasileiro de
Museus (Ibram), em parceria com o Sistema de Museus de São Paulo (Sisem/SP), a
campanha tem por objetivo valorizar e fortalecer os mais de 3,6 mil museus
espalhados por todas as cinco regiões do Brasil. A campanha vai até a próxima
sexta-feira (15).
"Tem uma grande parcela
da sociedade que nunca foi ao museu", disse a chefe da Coordenação de
Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa.
"Acho que ainda hoje há um equívoco de que museu é algo muito careta ou que
guarda apenas relicários. Os museus no Brasil são muito diversificados. Eles
têm desde os mais antigos até os que nascem a cada dia."
A campanha, que segue até
sexta-feira (15), pretende, por meio da hashtag
#euamomuseus (ou #euS2museus), alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não
desses locais. A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se
consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no
Twitter e, durante uma semana, chama museus e público para debates sobre temas específicos
dos museus.
"Desenvolvemos a
campanha em parceria com os sistemas estaduais de museus de todo o País. Onde
tem um sistema estadual há um representante. Eles são responsáveis por replicar
a campanha. A intenção é chegar naqueles que já são público de museus e nos que
ainda não são", informou Ana Lourdes.
A valorização e
fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos
grandes desafios contemporâneos do campo e passa a ser uma questão central para
melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições
museológicas brasileiras.
A internet e as redes sociais
são um importante meio de comunicação, pois, de acordo com Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios
brasileiros (54,9%) tinham acesso à internet em 2014.
brasil.gov.br/cultura/2016/07/campanha-incentiva-brasileiros-a-conhecer-museus-do-pais
Comentário:
Eu
acho muito legal que tenham feito essa campanha, pois eu acho que as pessoas
deveriam começar a gostar mais de museus, porque eles falam do passado, do
presente e do futuro.
Quando
eu fui para os Estados Unidos eu vi um museu muito legal! A construção dele era
torta, era literalmente uma casa torta. Na entrada dele tinha um computador que
cada movimento que a gente fazia parecia que a gente tinha poderes e que nós
éramos de um vídeo game. Mas vamos ao ponto que eu quero falar com isso tudo, é
que os museus não são chatos, são legais, dependendo do museu, é claro! Eles inspiram
vocês e ensinam ao mesmo tempo, como o museu novo do Rio de Janeiro, o Museu do
Amanhã, ele mostra o passado, o presente e o futuro. Além disso, ainda é lindo!
Eu
adorei essa reportagem pelo simples fato de ter outras pessoas que pensam assim,
que museu não é algo chato, e que querem que mais pessoas pensem da mesma
forma.
Vamos
aos MUSEUS, galera!