terça-feira, 26 de julho de 2016

Cultura 2º Bimestre



Campanha incentiva brasileiros a conhecer museus do País
Que tal aproveitar as férias escolares e visitar o museu mais próximo? Essa é uma das propostas da campanha #EuAmoMuseus, que começou essa semana. Lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com o Sistema de Museus de São Paulo (Sisem/SP), a campanha tem por objetivo valorizar e fortalecer os mais de 3,6 mil museus espalhados por todas as cinco regiões do Brasil. A campanha vai até a próxima sexta-feira (15).
"Tem uma grande parcela da sociedade que nunca foi ao museu", disse a chefe da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa. "Acho que ainda hoje há um equívoco de que museu é algo muito careta ou que guarda apenas relicários. Os museus no Brasil são muito diversificados. Eles têm desde os mais antigos até os que nascem a cada dia."
A campanha, que segue até sexta-feira (15), pretende, por meio da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus), alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não desses locais. A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público para debates sobre temas específicos dos museus.
"Desenvolvemos a campanha em parceria com os sistemas estaduais de museus de todo o País. Onde tem um sistema estadual há um representante. Eles são responsáveis por replicar a campanha. A intenção é chegar naqueles que já são público de museus e nos que ainda não são", informou Ana Lourdes.
A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras.
A internet e as redes sociais são um importante meio de comunicação, pois, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros (54,9%) tinham acesso à internet em 2014.
brasil.gov.br/cultura/2016/07/campanha-incentiva-brasileiros-a-conhecer-museus-do-pais

Comentário:
Eu acho muito legal que tenham feito essa campanha, pois eu acho que as pessoas deveriam começar a gostar mais de museus, porque eles falam do passado, do presente e do futuro.
Quando eu fui para os Estados Unidos eu vi um museu muito legal! A construção dele era torta, era literalmente uma casa torta. Na entrada dele tinha um computador que cada movimento que a gente fazia parecia que a gente tinha poderes e que nós éramos de um vídeo game. Mas vamos ao ponto que eu quero falar com isso tudo, é que os museus não são chatos, são legais, dependendo do museu, é claro! Eles inspiram vocês e ensinam ao mesmo tempo, como o museu novo do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, ele mostra o passado, o presente e o futuro. Além disso, ainda é lindo!
Eu adorei essa reportagem pelo simples fato de ter outras pessoas que pensam assim, que museu não é algo chato, e que querem que mais pessoas pensem da mesma forma.
Vamos aos MUSEUS, galera!