China
inaugura maior ponte marítima do mundo
A maior
ponte marítima do mundo, que liga as cidades de Hong Kong e Macau a Zhuhai, na
China continental, será inaugurada nesta terça-feira (23) com dois anos de
atraso e envolta em escândalos relacionados aos altos custos e fins políticos
do projeto.
A megaobra
de 55 quilômetros de extensão, que compreende trechos de estrada, três pontes,
ilhas artificiais e um túnel subaquático, faz parte de um ambicioso projeto
para integrar economicamente 11 cidades no delta do Rio das Pérolas, incluindo
as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.
Em
construção desde 2009 e planejada para ser inaugurada em 2016, a ponte será
aberta ao público nesta quarta-feira, no dia seguinte a uma cerimônia com a
presença do presidente Xi Xinping e outras autoridades.
As três
pontes da estrutura são capazes de suportar ventos de até 340 quilômetros por
hora. Um túnel de 6,7 quilômetros de extensão, conectado às pontes por duas
ilhas artificiais, foi construído para que não houvesse interferência nas rotas
do comércio marítimo.
Apesar de
ser um feito inédito de engenharia que levou quase uma década para ser
concluído, a ponte é vista com indiferença por muitos em Hong Kong, não apenas
em razão dos atrasos e do superfaturamento da obra, mas por ser um símbolo de
integração à China continental numa cidade onde muitos preferem a autonomia.
Após 150
anos como colônia britânica, Hong Kong se vê como politica e culturalmente
distante da China continental. Com o retorno da soberania chinesa sobre a
região, muitos avaliam que, na última década, houve uma redução das liberdades
legais e políticas.
Opositores
afirmam que a ponte é um entre vários megaprojetos iniciados pelo governo de
Hong Kong para reaproximar a região autônoma e a China, que incluiriam trens de
alta velocidade entre Ghangzhou e Shenzhen, na parte continental, e um
museu-satélite do Museu do Palácio de Pequim, onde estão expostos artefatos da
China imperial.
Os custos
da construção, que chegaram a 6,4 bilhões de euros, também são alvos de
críticas. Hong Kong terá de arcar com o equivalente a cerca de 1 bilhão de
euros pela ponte principal, além de outros bilhões referentes aos custos das
estradas de ligação e instalações de fronteira.
O
Departamento de Transportes de Habitação de Hong Kong afirmou que os altos custos
se justificam em razão de problemas imprevisíveis provenientes de
"condições complicadas para a construção em alto mar, dificuldades de
construção, aumento no custo dos materiais e mão de obra, além dos refinados
esquemas de construção e design".
Muitos,
porém, entendem que é um custo alto demais para uma ponte que não será
totalmente aberta ao público. Para atravessá-la será exigida uma habilitação
especial, de acordo com a seção a ser utilizada, e muitos terão de utilizar
serviços de ônibus para ir a Macau ou à China continental.
Desde o
início do megaprojeto, nove trabalhadores morreram e mais de 200 ficaram
feridos. Seis empresas contratadas foram multadas por colocar os trabalhadores
em risco.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/22/china-inaugura-maior-ponte-maritima-do-mundo.ghtml
Comentário:
A China concentra a maior população do mundo, então por mais que seja
totalmente desigual ela tem grande infraestrutura dentro do país. Podemos ver
isso pela construção dessa ponte, por exemplo.
A ponte é uma das maiores pontes do mundo, sendo que a maior também é da
China. Em minha opinião ter uma ponte tão eficiente no país é extremamente
importante, pois , a mobilidade entre as pessoas será bem mais rápida e não
prejudicará as transições marinhas.
Por mais que tenha atrasado 2 anos e tenha se mantido em polêmicas
políticas, a ponte durou apenas 9 anos para ser concluída, isso até parece
muito, mas eu tenho certeza que se fosse no Brasil demoraria muito mais.
Além disso, temos que pensar na tecnologia usada para a construção de
uma ponte assim. Os chineses estão sempre inovando e se superando.