Robótica sem usar o
computador
Trabalhar com robótica é
construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas
autonomamente, como se locomover sozinho ou levantar um objeto. Ainda que
muitas escolas abordem esse processo utilizando componentes eletrônicos e da
informática, o uso de tecnologia sofisticada não é indispensável para
apresentar o assunto aos alunos. Ao contrário: muitas instituições conseguem
bons resultados apostando em sucata e peças de brinquedos (veja os exemplos no
quadro ao lado).
No Ensino Fundamental, a robótica
pode ser, sim, um recurso pedagógico interessante. Mas só faz sentido
utilizá-la se for para ajudar no ensino de Ciências - seja pelo contato com os
procedimentos da disciplina (observação, pesquisa, investigação e resolução de
problemas), seja como um jeito instigante de tratar de conteúdos relacionados
às máquinas, como mecânica, movimento e energia.
Parece
óbvio, mas muita gente acaba se deixando levar pela novidade das
"maquininhas que fazem coisas" e se esquecendo dessa lição.
"Quando a finalidade é apenas a manipulação dos robôs, o equipamento vira
brinquedo. O tempo gasto em aula com a montagem do maquinário tem de ser o
menor possível e deve estar a serviço do aprendizado", afirma Cristian Annunciato,
pesquisador da Sangari Brasil, empresa que desenvolve projetos para o ensino de
Ciências. Quando esses requisitos são cumpridos, a robótica vira uma aliada
para desenvolver o pensamento científico das turmas de 8º e 9º anos. Por seu
caráter participativo - quase sempre há a criação de algum modelo ou
experimento - a ferramenta exige que a turma se aprofunde nos conceitos da
disciplina para fazer as máquinas funcionarem. "Com o desafio de construir
um produto, os alunos elaboram hipóteses e alteram o percurso de pensamento
quando erram. Do ponto de vista do aprendizado, essa trajetória é mais
estimulante do que receber respostas prontas", explica Cristina Seixas, da
Fundação Bradesco de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que organiza
oficinas de robótica para reforçar o interesse pelas Ciências.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/robotica-usar-computador-425922.shtmlComentário:
A robótica é um ótimo jeito de aprimorar
sua imaginação e desenvolver o raciocínio... e acaba virando uma formar de
brincar como diz o texto.
Achei interessante nessa reportagem que as escolas não precisam usar tecnologia sofisticada para ter robótica. Muitas escolas usam sucata e isso faz com que as crianças aprendam mais, fiquem mais criativas, pois precisam criar suas peças.
Também gostei porque ela pode ajudar no ensino de Ciências, que é uma matéria que a gente usa a observação, a investigação, assim como a robótica.
As pessoas acham que a robótica não é importante, mas ela é! Ela é muito importante para a criação de robôs, objetos, mas agora vemos que também pode ser importante para as crianças na escola.
Achei interessante nessa reportagem que as escolas não precisam usar tecnologia sofisticada para ter robótica. Muitas escolas usam sucata e isso faz com que as crianças aprendam mais, fiquem mais criativas, pois precisam criar suas peças.
Também gostei porque ela pode ajudar no ensino de Ciências, que é uma matéria que a gente usa a observação, a investigação, assim como a robótica.
As pessoas acham que a robótica não é importante, mas ela é! Ela é muito importante para a criação de robôs, objetos, mas agora vemos que também pode ser importante para as crianças na escola.
Eu
também adoro robótica e gostaria que tivesse robótica na minha escola, mas
infelizmente não tem.