segunda-feira, 25 de abril de 2016

Ciências 1º bimestre .



Robótica sem usar o computador
Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas autonomamente, como se locomover sozinho ou levantar um objeto. Ainda que muitas escolas abordem esse processo utilizando componentes eletrônicos e da informática, o uso de tecnologia sofisticada não é indispensável para apresentar o assunto aos alunos. Ao contrário: muitas instituições conseguem bons resultados apostando em sucata e peças de brinquedos (veja os exemplos no quadro ao lado).
No Ensino Fundamental, a robótica pode ser, sim, um recurso pedagógico interessante. Mas só faz sentido utilizá-la se for para ajudar no ensino de Ciências - seja pelo contato com os procedimentos da disciplina (observação, pesquisa, investigação e resolução de problemas), seja como um jeito instigante de tratar de conteúdos relacionados às máquinas, como mecânica, movimento e energia.
Parece óbvio, mas muita gente acaba se deixando levar pela novidade das "maquininhas que fazem coisas" e se esquecendo dessa lição. "Quando a finalidade é apenas a manipulação dos robôs, o equipamento vira brinquedo. O tempo gasto em aula com a montagem do maquinário tem de ser o menor possível e deve estar a serviço do aprendizado", afirma Cristian Annunciato, pesquisador da Sangari Brasil, empresa que desenvolve projetos para o ensino de Ciências. Quando esses requisitos são cumpridos, a robótica vira uma aliada para desenvolver o pensamento científico das turmas de 8º e 9º anos. Por seu caráter participativo - quase sempre há a criação de algum modelo ou experimento - a ferramenta exige que a turma se aprofunde nos conceitos da disciplina para fazer as máquinas funcionarem. "Com o desafio de construir um produto, os alunos elaboram hipóteses e alteram o percurso de pensamento quando erram. Do ponto de vista do aprendizado, essa trajetória é mais estimulante do que receber respostas prontas", explica Cristina Seixas, da Fundação Bradesco de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que organiza oficinas de robótica para reforçar o interesse pelas Ciências.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/robotica-usar-computador-425922.shtml

Comentário:

   A robótica é um ótimo jeito de aprimorar sua imaginação e desenvolver o raciocínio... e acaba virando uma formar de brincar como diz o texto.
  Achei interessante nessa reportagem que as escolas não precisam usar tecnologia sofisticada para ter robótica. Muitas escolas usam sucata e isso faz com que as crianças aprendam mais, fiquem mais criativas, pois precisam criar suas peças.
  Também gostei porque ela pode ajudar no ensino de Ciências, que é uma matéria que a gente usa a observação, a investigação, assim como a robótica.     

   As pessoas acham que a robótica não é importante, mas ela é! Ela é muito importante para a criação de robôs, objetos, mas agora vemos que também pode ser  importante para as crianças na escola.
    Eu também adoro robótica e gostaria que tivesse robótica na minha escola, mas infelizmente não tem.